quarta-feira, 28 de abril de 2010

Questões de LMA e LMC

1. Defina LMA e LMC.
2. Quais os principais achados hematológicos de:
A. LMA
B. LMC
3. Em relação ao prognóstico de LMC, discorra a respeito do que você entendeu em aula.
4. Quais os principais sintomas encontrados em LMA e LMC?
5. Qual a importancia da biologia molecular no estudo das leucemias?
6. Correlacione a idade prevalente na LMA e LMC com o prognóstico do paciente.
7. Pequise artigos que tratam dos achados hematológicos de LMA e LMC para comentar na próxima aula.
Um grande abraço e bom trabalho! Até semana que vem com nossa prova prática.

10 comentários:

  1. 1* leucemia mielóide aguda (LMA); é causada por um defeitogenético adquirido no DNA de células em desenvolvimentona medula óssea, levando a proliferação exageranda de células imaturas e acumulação de BLASTOS.ocorrendo o bloqueio da hematopoiese normal, levando à diminuição de glóbulos rubros (anemia), plaquetas (trombocitopenia) e leucócitos, principalmente neutrófilos (neutropenia).
    *Leucemia Mielóde crônica (LMC);se caracteriza pela presença de uma anormalidade genética adquirida e que foi chamanda de cromossoma PHILADELFIA, onde as anormalidades é nos cromossomas números 9 e 22, esta fusão de pedaços que acontece nos cromossomas está ligada ao gene "bcr-abl". A LMC é uma proliferação neoplásica uniclonal de células hematopoéticas indiferenciadas.

    2*LMA: >Anemia (geralmente normocrômica, normocítica), diminuição dos reticulócitos e da sobrevida dos eritrócitos.
    >alterações funcionais e morfológicas dos neutrófilos, alteração da fagocitose e migração, lobulação e granulação alteradas.
    >trombocitopenia; diminuição da produção e da sobrevida das plaquetas. incapacidade de agregação, hemorragias ativas.
    *LMC:é dividida em três fases;
    >Fase crônica; pacientes são geralmente assintomáticos, na ausência de tratamento curativo, a doença evolui para a fase de aceleração.
    >Fase de aceleração;
    *10-19% mieloblasto.
    *mais que 20% de basófilo.
    *evolução citogenética com novas anormalidades em adição ao cromossomo Filadélfia.
    *seus sinais representam que a doença está evoluindo para uma transformação para crise blástica.
    >Crise Blástica:
    *doença extramedular blástica.
    *aberrações moleculares.
    *grandes agrupamentos de blastos na medula óssea

    3* Pacientes com Filadélfia positivo (Ph+)é melhor o prognóstico do que tiver Filadélfia negativo (Ph1-negativo)pois sendo negativo a evolução é mais tórpida.

    4*LMA: >consequência da anemia: fadiga, palidez, anorexia e perda de peso.
    >consequência da trombocitopenia: alterações da hemostase.
    >consequências da leucopenia e presença de blastos: febre com ou sem ausência de infecção.
    >Dor óssea ou articular, linfadenopatia.
    >Muito raramente, aparecem sarcomas granulocíticos ou cloromas.
    LMC: >febre
    >infecções
    >cansaço
    >anemia
    >sudorese, desconforto do lado esquerdo do abdome devido ao aumento do baço.


    5*A biologia molecular analisa o cariótipo dos casos de LMC. Determinando anormalidades dos cromossomos, como a translocação dos cromossomas Filadélfia, sendo mais rápida e de boa reprodutibilidade.

    6*Quanto na LMA e LMC acomete mais em adultos.Sabendo-se que quanto mais avançada a idade, pior o prognóstico.

    Abraços a todos!!!

    ResponderExcluir
  2. 1) LMA - Leucemia mielóide aguda (LMA), também conhecida como leucemia mielogênica aguda, é um câncer/cancro da linha mielóide dos glóbulos brancos que se caracterizam pela rápida proliferação de células anormais e malignas os blastos que não amadurecem e não desempenha sua função que se acumula na medula óssea, interferindo na produção normal de células sanguíneas. É o tipo mais comum de leucemia aguda que afeta adultos, e sua incidência aumenta com o envelhecimento.
    A leucemia mielóide aguda é uma doença potencialmente curável, mas apenas uma pequena parcela dos doentes são curados com a terapia utilizada atualmente. Usualmente o tratamento inicia com quimioterapia, visando a induzir à remissão, embora grande parte dos doentes necessitem de um transplante de medula óssea para alcançar a cura.
    LMC - A leucemia mielóide crônica se caracteriza pela presença de uma anormalidade genética adquirida e que foi chamada de cromossoma Philadelfia, pois foi descoberta na Universidade da Pensilvânia. O cromossoma Philadelfia é uma anormalidade que envolve os cromossomas de números 9 e 22. As causas que levam a essa alteração são geralmente desconhecidas. A LMC é uma proliferação neoplásica uniclonal de células hematopoiéticas indiferenciadas.

    2) LMA - Anemia, diminuição dos reticulócitos e da sobrevida dos eritrócitos.
    alterações funcionais e morfológicas dos neutrófilos, alteração da fagocitose, trombocitopenia e granulações alteradas.
    LMC - Fase crônica; pacientes são geralmente assintomáticos
    Fase de aceleração; evolução citogenética com novas anormalidades em adição ao cromossomo Filadélfia.
    Crise Blástica; doença extramedular blástica.
    *aberrações moleculares.
    *grandes agrupamentos de blastos na medula óssea.

    3) Sem tratamento a doença é fatal. A média de sobrevivência é de 3 a 4 anos. Em torno de 50% das pessoas que recebem um transplante de medula óssea sobrevivem à doença por mais tempo.

    4) LMA - consequência da anemia: fadiga, palidez, anorexia e perda de peso, alterações da hemóstase, febre com ou sem ausência de infecção e dor óssea ou articular, linfadenopatia.
    LMC – febre, infecções, cansaço, anemia, sudorese e aumento do baço.

    5) Determina anormalidades dos cromossomos, como a translocação dos cromossomas Filadélfia, sendo mais rápida e de boa reprodutibilidade.

    6) A idade média por ocasião do diagnóstico é 45 a 55 anos, ligeiro predomínio do sexo masculino, não se observou nenhuma associação familiar. A incidência aumenta com a idade e pior será o prognóstico.

    ResponderExcluir
  3. A leucemia mielóide crônica (LMC, também chamada de leucemia mielógena crônica) é uma doença que acomete um maior percentual de adultos, sendo rara em crianças. Ela responde por menos de cinco por cento de todos os casos de leucemia infantil.

    É caracterizada por um aumento do baço, uma alta contagem da maioria dos neutrófilos e outros tipos de granulócitos, e uma alta contagem de plaquetas.

    Normalmente, as células da medula óssea denominadas blastos, ao amadurecer se transformam em diversos tipos de glóbulos, os quais possuem funções específicas no corpo. A LMC afeta os blastos que estão se transformando em glóbulos brancos do tipo granulócitos. Estes blastos não amadurecem e se multiplicam, migrando para o sangue.

    Alguns sintomas da LMC são fadiga, fraqueza, dores de cabeça, irritabilidade, febre, suor noturno e perda de peso. Alguns pacientes não apresentam sintomas, e o câncer é diagnosticado após um exame de sangue rotineiro solicitado por outras razões. Não há anemia severa ou tendência à hemorragia neste caso.

    Em mais de 90 por cento de pacientes com LMC, a análise das células da medula óssea mostra uma anormalidade genética chamada de cromossomo Filadélfia. Este cromossomo contém uma "translocação", ou mudança de material genético, envolvendo os cromossomos 9 e 22, abreviados como t(9;22).

    Geralmente este cromossomo não desaparece, mesmo depois do tratamento.
    fonte: http://www.leucemia1.hpg.com.br/LMC.htm

    Leucemia mielóide aguda (LMA), também conhecida como leucemia mielogênica aguda, é um câncer/cancro da linha mielóide dos glóbulos brancos que se caracteriza pela rápida proliferação de células anormais e malignas os blastos que não amadurecem e não desempenham sua função que se acumula na medula óssea, interferindo naprodução normal de células sanguíneas. É o tipo mais comum de leucemia aguda que afeta adultos, e sua incidência aumenta com o envelhecimento. Embora a LMA seja uma doença relativamente rara, representando cerca de 1,2% dos óbitos causados por doenças oncológicas nos Estados Unidos,[1] espera-se um aumento da sua incidência devido ao envelhecimento da população.

    Os sintomas são causados pela substituição das células normais da medula óssea, resultando em uma queda na contagem de glóbulos vermelhos, plaquetas e de leucócitos normais. Estes sintomas incluem fadiga, falta de ar, hemorragia e aumento do risco de infecções. Embora vários fatores de risco para a LMA sejam conhecidos, a causa específica permanece incerta. Uma característica da doença é sua rápida progressão, podendo ser fatal em um curto espaço de tempo (semanas ou meses) se deixada sem tratamento adequado
    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/LMA

    ResponderExcluir
  4. 2-LMA:leucocitose, mieloblastos, promielócitos, metamielócitos.
    LMC: mielócitos, basófilos, neutrófilo bastonete e segmentado, mieloblasto.

    -Anemia( diminuição sobrevida dos eritrócitos)
    -Alterações morfológicas e funcionais dos neutrófilos
    -trombocitopenia

    3-O prognóstico depende das várias variáveis: idade, tamanho do baço, contagem de blastos, contagem de plaquetas, contagem de eosinófilos e basófilos. Dividida em fases: fase crônica: blastos, fase aceleração: alteração no cromosssomo Philadelphia,blastos acima de 10% e abaixo de 30%. fase blástica: blastos com mais de 30%.

    4- LMC:
    - Palidez, resultante da anemia;
    - Cansaço;
    - Perda de peso;
    - Dor nos ossos.
    LMA:
    - anemia;
    - trombocitopenia;
    - Dor óssea;

    5- A análise cromossômica das doenças hematológicas malignas é eficiente não só para um diagnóstico mais refinado, mas também para a compreensão dos mecanismos envolvidos na malignidade e para encontrar genes de importância biológica. O estudo das alterações cromossômicas das células neoplásicas é de grande utilidade para diagnóstico, classificação, orientação terapêutica e prognóstico das leucemias. As anormalidades cariotípicas estão confinadas aos clones malignos, desaparecem durante a remissão hematológica e reaparecem com a recidiva, algumas vezes demonstrando evidência de novas alterações supostas ao clone anormal original.

    6- LMA: pode acometer tanto adultos como crianças. Quanto mais avançada a idade do paciente, pior o prognóstico.
    LMC: adultos, com pico entre a 3ª e 4ª décadas de vida. Quanto mais avançada a idade do paciente, pior o prognóstico.

    ResponderExcluir
  5. 1) LMA : é causada por um defeito genético no DNA das células em desenvolvimento na Medula Óssea. Ocorre geralmente em adultos, possui muitos blastos e o numero de Leucócitos pode ser menor, normal ou aumentado.
    LMC: se caracteriza pela presença de uma anormalidade genética adquirida e que foi chamada de cromossomo Philadelfia. Ocorre principalmente em adultos, possui poucos blastos e o numero de leucócitos está aumentado.

    2) LMA: anemia( diminuição dos reticulócitos e da sobrevida dos eritrócitos). Alterações funcionais e morfológicas dos neutrófilos e Trombocitopenia.
    LMC: fase crônica: na época do diagnostico, geralmente assintomáticos ou tem somente sintomas leves de fadiga. Fase de aceleração: não responde a terapia, evolução citogenetica com novas anormalidades em adição do cromossomo Filadélfia. Crise blástica: mais de 20% de mieloblastos ou linfoblastos no sangue ou na MO. Grandes agrupamentos de blastos na MO

    3) na fase acelerada é inferior a um ano, na transformação blástica é apenas poucos meses e pacientes Ph 1 negativo cerca de uma ano. Ph 1 positivo menor prognostico.

    4) LMA: fadiga, palidez, anorexia, perda de peso, febre com ou sem infecção, alterações da hemóstase, dor óssea ou articular, linfadenopatia. Atingindo o cérebro e medula espinhal pode provocar cefaléias e vômitos.
    LMC: muitos pacientes são diagnosticados por acaso, mas pode apresentar febre, infecções, cansaço, anemia, sudorese, perda de peso e desconforto do lado esquerdo do abdome devido ao amento do baço.

    5) A biologia molecular analisa o cariótipo dos casos de LMC. Determinando anormalidades dos cromossomos, como a translocação dos cromossomas Filadélfia, sendo mais rápida e de boa reprodutibilidade.

    6) LMA e LMC acomete principalmente em adultos e quanto mais avançada a idade pior o prognostico.

    ResponderExcluir
  6. 1)

    LMA: Leucemia Mielóide Aguda é causada por um defeito genético adquirido do DNA de células em desenvolvimento na medula óssea, levando à proliferação exagerada de células imaturas e acumulação de blastos. Estas células não apresentam as funções normais dos glóbulos brancos. Ocorre também um bloqueio da hematopoiese normal, levando a diminuição dos
    glóbulos vermelhos (anemia), plaquetas (plaquetopenia) e glóbulos brancos (neutropenia) e presença de Bastões de Auer. A LMA afeta tanto adultos quanto crianças e representa cerca de 20% das leucemias da infância.

    LMC: Leucemia Mielóide Crônica distingui-se de outras leucemias por apresentar uma anormalidade molecular, uma translocação entre o gene do cromossomo 9 e do cromossomo 22, chamada de cromossomo Philadelfia (Ph1). Na LMC ocorre uma proliferação neoplásica uniclonal de células hematopoiéticas indiferenciadas. Atinge com maior freqüência pacientes adultos.

    2)

    A)LMA: Anemia (normocítica e normocrômica), alterações funcionais e morfológicas dos neutrófilos, Leucocitose; Leucopenia ou disfunção leucocitária, Trombocitopenia.
    B)LMC: Pacientes geralmente assintomáticos. No hemograma os glóbulos brancos variam entre 100.000 e 300.000 por mm³ (LEUCOCITOSE), representados principalmente pelo aumento de NEUTRÓFILOS, EOSINÓFILOS e BASÓFILOS. Presença de METAMIELÓCITO, MIELÓCITOS E PROMIELÓCITOS. Poucos MIELOBLASTOS. As plaquetas tem seu numero aumentado, e com translocação para leucemia aguda ocorre sua diminuição. (TROMBOCITOSE E TROMBOCITOPENIA).

    3) A evolução da LMC é de progressão lenta, no entanto, depois de um período de variável, em média de 3 anos, cerca de 50% dos pacientes entram em fase de crise, difícil de ser tratada, que termina em um quadro semelhante à leucemia aguda. Pacientes com Ph1 positivo tem um prognóstico de cerca de 3 anos, na fase acelerada inferior a um ano e em caso de transformação blástica apenas poucos meses. Em Ph1 negativo, cerca de um ano e após transformação blástica poucos meses, porém em pacientes com Ph1 negativos a evolução da doença é mais tórpida (mais lenta) e longa sobrevivênica.

    4) LMA: Cansaço, Fadiga e dispnéia às atividades físicas, palidez, sangramento, como manchas na pele, sangramento nas mucosas, nariz e outros locais, febre e infecções são achados freqüentes, dor óssea, anorexia e perda de peso.

    LMC: O aparecimento de sinais e sintomas na leucemia mielóide crônica é geralmente oculto. Muitos pacientes são diagnosticados por acaso. Os pacientes podem referir cansaço, palidez, sudorese, perda de peso e desconforto do lado esquerdo do abdome devido ao aumento do baço.

    5) Determina anormalidades dos cromossomos, como a translocação dos cromossomas Filadélfia, sendo mais rápida e de boa reprodutibilidade.

    6) A LMA afeta tanto adultos como crianças, quanto mais avançada a idade, pior o prognóstico (LMA mais resistente).
    A LMC acontece com maior freqüência em adultos com pico entre a 3ª e 4ª décadas de vida. Quanto mais avançada a idade do paciente, pior o prognóstico.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. 1)leucemia mielóide crônica(LMC): é uma doença que acomete um maior percentual de adultos, sendo rara em crianças. Ela responde por menos de cinco por cento de todos os casos de leucemia infantil.
    É caracterizada por um aumento do baço, uma alta contagem da maioria dos neutrófilos e outros tipos de granulócitos, e uma alta contagem de plaquetas.Normalmente, as células da medula óssea denominadas blastos, ao amadurecer se transformam em diversos tipos de glóbulos, os quais possuem funções específicas no corpo. A LMC afeta os blastos que estão se transformando em glóbulos brancos do tipo granulócitos. Estes blastos não amadurecem e se multiplicam, migrando para o sangue.
    Alguns sintomas da LMC são fadiga, fraqueza, dores de cabeça, irritabilidade, febre, suor noturno e perda de peso. Alguns pacientes não apresentam sintomas, e o câncer é diagnosticado após um exame de sangue rotineiro solicitado por outras razões. Não há anemia severa ou tendência à hemorragia neste caso.

    -leucemia mielóide aguda(LMA): um câncer/cancro da linha mielóide dos glóbulos brancos que se caracteriza pela rápida proliferação de células anormais e malignas os blastos que não amadurecem e não desempenham sua função que se acumula na medula óssea, interferindo na produção normal de células sanguíneas. É o tipo mais comum de leucemia aguda que afeta adultos, e sua incidência aumenta com o envelhecimento. A maioria dos pacientes refere sentir-se mal. Isto inclui cansaço e dispnéia às atividades físicas, palidez, sinais de sangramento, como manchas na pele, sangramento nas mucosas, nariz e outros locais.
    Além disso, febre e infecções são achados freqüentes, assim como a queixa de dores ósseas.

    2)-LMA: Anemia, diminuição dos reticulócitos e da sobrevida dos eritrócitos.
    alterações funcionais e morfológicas dos neutrófilos, alteração da fagocitose, trombocitopenia e granulações alteradas.

    -LMC: Fase crônica; pacientes são geralmente assintomáticos
    Fase de aceleração; evolução citogenética com novas anormalidades em adição ao cromossomo Filadélfia.
    Crise Blástica; doença extramedular blástica.
    -aberrações moleculares.
    -grandes agrupamentos de blastos na medula óssea.

    3)Se não tratar, a doença é fatal.Torno de 50% das pessoas que recebem um transplante de medula óssea sobrevivem à doença por mais tempo.Na fase acelerada é inferior a um ano, na transformação blástica é apenas poucos meses e pacientes Ph 1 negativo cerca de uma ano. Ph 1 positivo menor prognóstico.

    4)Respondi junto com a questão 1.

    5)A biologia molecular determina anormalidades dos cromossomos, como a translocação dos cromossomas Filadélfia, sendo mais rápida e de boa reprodutibilidade.

    6)-LMA:pode acometer tanto adultos como crianças. Quanto mais avançada a idade do paciente, pior o prognóstico.
    -LMC: adultos, normalmente acima de 45 anos. Quanto mais avançada a idade do paciente, pior o prognóstico.


    *__*

    ResponderExcluir
  9. 1) LMA - Leucemia mielóide aguda (LMA), também conhecida como leucemia mielogênica aguda, é um câncer/cancro da linha mielóide dos glóbulos brancos que se caracterizam pela rápida proliferação de células anormais e malignas os blastos que não amadurecem e não desempenha sua função que se acumula na medula óssea, interferindo na produção normal de células sanguíneas. É o tipo mais comum de leucemia aguda que afeta adultos, e sua incidência aumenta com o envelhecimento.
    A leucemia mielóide aguda é uma doença potencialmente curável, mas apenas uma pequena parcela dos doentes são curados com a terapia utilizada atualmente. Usualmente o tratamento inicia com quimioterapia, visando a induzir à remissão, embora grande parte dos doentes necessitem de um transplante de medula óssea para alcançar a cura.
    LMC - A leucemia mielóide crônica se caracteriza pela presença de uma anormalidade genética adquirida e que foi chamada de cromossoma Philadelfia, pois foi descoberta na Universidade da Pensilvânia. O cromossoma Philadelfia é uma anormalidade que envolve os cromossomas de números 9 e 22. As causas que levam a essa alteração são geralmente desconhecidas. A LMC é uma proliferação neoplásica uniclonal de células hematopoiéticas indiferenciadas
    2)-LMA: Anemia, diminuição dos reticulócitos e da sobrevida dos eritrócitos.
    alterações funcionais e morfológicas dos neutrófilos, alteração da fagocitose, trombocitopenia e granulações alteradas.

    -LMC: Fase crônica; pacientes são geralmente assintomáticos
    Fase de aceleração; evolução citogenética com novas anormalidades em adição ao cromossomo Filadélfia.
    Crise Blástica; doença extramedular blástica.
    -aberrações moleculares.
    -grandes agrupamentos de blastos na medula óssea
    3) A evolução da LMC é de progressão lenta, no entanto, depois de um período de variável, em média de 3 anos, cerca de 50% dos pacientes entram em fase de crise, difícil de ser tratada, que termina em um quadro semelhante à leucemia aguda. Pacientes com Ph1 positivo tem um prognóstico de cerca de 3 anos, na fase acelerada inferior a um ano e em caso de transformação blástica apenas poucos meses
    4) LMA - consequência da anemia: fadiga, palidez, anorexia e perda de peso, alterações da hemóstase, febre com ou sem ausência de infecção e dor óssea ou articular, linfadenopatia.
    LMC – febre, infecções, cansaço, anemia, sudorese e aumento do baço
    5)A biologia molecular determina anormalidades dos cromossomos, como a translocação dos cromossomas Filadélfia, sendo mais rápida e de boa reprodutibilidade
    6) A LMA afeta tanto adultos como crianças, quanto mais avançada a idade, pior o prognóstico (LMA mais resistente).
    A LMC acontece com maior freqüência em adultos com pico entre a 3ª e 4ª décadas de vida. Quanto mais avançada a idade do paciente, pior o prognóstico.


    legal gostei..........
    Parabens profe

    ResponderExcluir
  10. Ola. Meu nome é Mariana. Não entendi muito bem esse blog, me parece que sao estudantes... certo?
    Sou paciente com Leucemia na primeira remissão há dois meses, e sou um caso meio atípico. Vou dar um "estudo de casos" para vocês se "divertirem", e, quem sabe, solucionar meu problema, que está deixando os meus médicos de cabelo branco...
    Cheguei no hospital em jan/2011 com os seguintes sintomas- dores nas articulações das pernas, dor na mandíbula esquerda, linfonodos aumentados nos dois lados do pescoço, candidíase e muito cansaço. O hemograma apontava hemoglobina 14,2, leucocitos 68600, blastos 79% 46215, plaquetas 230000.
    Fiz a imunofenotipagem e o mielograma. Ficou constatado uma LMA M0. Fiz tambem o cariotipo.
    Entramos com a terapia de indução - Dausso90 + Ara-c, o que trouxe remissão da doença. Continuamos com tres ciclos de consolidação com citarabina em altas doses, o que trouxe remissão completa da doença.
    O cariótipo veio com 100% cromossomo filadélfia positivo. Fizemos então o BCR-ABL 9/22 pós primeiro ciclo de consolidação e veio com a translocação não detectada.
    Repitimos o BCR-ABL pós terceiro ciclo e continuou não detectada. Repitimos também o cariótipo, que não saiu o resultado ainda. Nesse meio tempo, achamos doador compatível no banco de medula, mas eu tenho muito medo de fazer o transplante, e buscarei todas as saidas possíveis antes disso.
    As dúvidas são: seria mesmo uma LMA ou LMC?Poderia ser uma LMC com crise blástica, embora eu não tenha tido baço estendido?
    E os linfonodos, presentes em LMA??
    Haveria como ser LMC assintomática apresentando sintomas depois da crise? Há registros na medicina de pacientes sobreviventes a LMA PH+? Se vocês tiverem acesso a essa última informação, por favor me passem registro do caso.
    Seria o Glivec eficaz para aumento de sobrevida?
    Podem me responder no email: marirpg@hotmail.com
    MAriana

    ResponderExcluir