terça-feira, 30 de março de 2010

Mononucleose infecciosa e a hematologia

Mononucleose infecciosa

A resposta imune durante a infecção pelo vírus Epstein-Barr causa uma linfoproliferação, manifestada por leucocitose entre 10 e 20 x109/l em cerca de 2/3 dos casos, embora cerca de 10% dos pacientes possam apresentar leucopenia. A linfocitose (em geral maior do que 50% do total de leucócitos) é causada pela expansão clonal de linfócitos T citotóxicos CD8+. O vírus infecta os linfócitos B e os linfócitos T reativos às células infectadas tornam-se atípicos. Esses linfócitos permanecem na circulação por 1 ou 2 meses, embora sejam descritos pacientes que permaneceram com atipia por até 6 meses. O número e a aparência desses linfócitos são bastante variáveis.
Em geral a atipia é superior a 10% do total de linfócitos, e morfologicamente essas células T apresentam características nucleares e citoplasmáticas similares às observadas durante a transformação reativa dos linfócitos a outros vírus, como CMV e adenovírus: células grandes, com núcleo irregular, citoplasma abundante, que varia do azul-pálido a intenso, cromatina nuclear de condensação variável e o nucléolo pode ser evidente.A relação núcleo/citoplasmática é baixa, diferentemente do observado em células neoplásicas.

Outras alterações laboratoriais que podem ser observadas são: trombocitopenia e anemia, causadas por reações auto-imunes.

PARA PESQUISAR:
Que outras infecções podem apresentar quadros hematológicos semelhantes, caracterizados pela linfocitose (superior a 50% dos leucócitos, com número de linfócitos atípicos variável) em resposta à infecção?

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Outras infecções podem apresentar quadros hematológicos semelhantes, caracterizados pela linfocitose (superior a 50% dos leucócitos, com número de linfócitos atípicos variável) em resposta à infecção, constituindo as Síndromes da mononucleose: infecção pelo citomegalovírus, toxoplasma gondii, pelo HIV-1, pelo herpes simplex II, pelo rubella vírus, por adenovírus e pelos vírus das hepatites A e B. Diferentemente da mononucleose causada pelo Epstein-Barr vírus, a pesquisa de anticorpos heterófilos é negativa nesses casos.

    ResponderExcluir
  3. As infecções por citomegalovírus, infecção parasitária por toxoplasma gondii, HIV-1, herpes simplex II, rubella vírus, adenovírus e vírus das hepatites A e B, assim como a monucleose infecciosa, também apresentam linfocitose e presença de linfócitos atípicos variavies.

    Fonte: O hemograma nas infecções. Disponível em:http://www.medcenter.com/Medscape/Content.aspx?id=18568. Acesso em 5 de abril de 2010.

    ResponderExcluir
  4. As infecções por citomegalovírus, infecção parasitária por toxoplasma gondii, HIV-1, herpes simplex II, rubella vírus, adenovírus e vírus das hepatites A e B, assim como a monucleose infecciosa, também apresentam linfocitose e presença de linfócitos atípicos variavies.

    Fonte: O hemograma nas infecções. Disponível em:http://www.medcenter.com/Medscape/Content.aspx?id=18568. Acesso em 6 de abril de 2010.

    ResponderExcluir
  5. A Doença do Beijo, como é conhecida popularmente, é uma síndrome infecciosa que acomete principalmente indivíduos entre 15 e 25 anos. Ela é causada pelo vírus Epstein-Barr, que atua sobre os linfócitos do organismo. "A doença é freqüentemente confundida com a gripe, por apresentar sintomas como febre alta, odinofagia (dor durante a deglutição dos ali-mentos), tosse, artralgias (dor nas articulações), cansaço, falta de apetite, dor de cabeça, calafrios, desconforto abdominal, vômitos e dores muscu-lares. A mononucleose, no entanto, não apresenta sintomas respiratórios".

    algumas infecções podem apresentar quadros hematológicos semelhantes, caracterizados pela linfocitose (superior a 50% dos leucócitos, com número de linfócitos atípicos variável) em resposta à infecção, constituindo as Síndromes da mononucleose: infecção pelo citomegalovírus toxoplasma gondii, pelo HIV-1, pelo herpes simplex II, pelo rubella vírus, por adenovírus e pelos vírus das hepatites A e B. Diferentemente da mononucleose causada pelo Epstein-Barr vírus, a pesquisa de anticorpos heterófilos é negativa nesses casos.

    ResponderExcluir
  6. HIV, hepatite A e B, toxoplasma gondii, rubella vírus e adenovirus.

    ResponderExcluir
  7. Infecções por citomegalovírus, infecção parasitária por toxoplasma gondii, HIV-1, herpes simplex II, rubella vírus, adenovírus e vírus das hepatites A e B, assim como a monucleose infecciosa.

    ResponderExcluir
  8. As infecções por citomegalovírus, infecção parasitária por toxoplasma gondii, HIV-1, herpes simplex II, rubella vírus, adenovírus e vírus das hepatites A e B, assim como a monucleose infecciosa, também apresentam linfocitose e presença de linfócitos atípicos variavies.

    Fonte: O hemograma nas infecções. Disponível em:http://www.medcenter.com/Medscape/Content.aspx?id=18568. Acesso em 11 de maio de 2010

    ResponderExcluir